Os 5 Pontos Mais Profundos dos Oceanos

Os Pontos Mais Profundos dos Oceanos: Explorando as Fossas Abissais

Listamos pra você Os 5 Pontos Mais Profundos dos Oceanos! Os mares ocupam mais de 70% da superfície da Terra, e seus pontos mais profundos guardam mistérios que o ser humano ainda mal começou a explorar. Essas regiões abissais são lar de algumas das formas de vida mais extraordinárias e são marcadas por pressões e temperaturas extremas. Vamos descobrir os pontos mais profundos dos oceanos e o que já sabemos sobre eles!


1. Fossa das Marianas – Oceano Pacífico

Fossa das Marianas Os Pontos Mais Profundos dos Oceanos

O ponto mais profundo conhecido nos oceanos está localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico. Afinal, com uma profundidade estimada em aproximadamente 11.034 metros, chamada de Challenger Deep. As pressões aqui são inimagináveis – mais de 1000 vezes superiores às da superfície. Mesmo nesse ambiente hostil, já foram encontrados organismos adaptados à escuridão e à pressão extrema, incluindo bactérias e espécies de crustáceos únicas.

2. Fossa de Tonga – Oceano Pacífico

As 10 maiores falhas Os Pontos Mais Profundos dos Oceanos

A Fossa de Tonga é outro ponto abissal que desafia os limites da exploração humana, já que alcançando cerca de 10.882 metros em sua profundidade máxima. Localizada ao norte da Nova Zelândia, essa fossa é marcada pela intensa atividade tectônica da região, que também é uma das mais profundas fissuras oceânicas da Terra. Em 2019, um robô submarino desceu até essas profundezas e, assim, captou imagens de uma fauna diversa, incluindo pequenos camarões e peixes.

3. Fossa das Filipinas – Oceano Pacífico

Deepest Known Os Pontos Mais Profundos dos Oceanos

A Fossa das Filipinas chega a cerca de 10.540 metros e está situada ao leste do arquipélago das Filipinas. Esse ponto abissal é conhecido pela biodiversidade única, afinal, inclui algumas espécies que possuem bioluminescência. A profundidade extrema, combinada com as correntes marítimas fortes, torna a Fossa das Filipinas um dos pontos mais difíceis de se estudar.

4. Fossa de Kermadec – Oceano Pacífico

Western Pacific Ocean Os Pontos Mais Profundos dos Oceanos

Localizada próximo à Nova Zelândia, a Fossa de Kermadec atinge cerca de 10.047 metros de profundidade. Assim, a região é conhecida por sua atividade vulcânica e por ser parte do “Anel de Fogo” do Pacífico, o que a torna uma área geologicamente instável. As expedições descobriram diversas espécies de peixes, além de organismos invertebrados que sobrevivem graças ao fenômeno de quimiossíntese.

5. Fossa de Porto Rico – Oceano Atlântico

Puerto Rico Trench Os Pontos Mais Profundos dos Oceanos

Puertoricogram - La Fosa de Puerto Rico.

Embora o Oceano Atlântico não possua áreas tão profundas quanto o Pacífico, a Fossa de Porto Rico é o ponto mais profundo do Atlântico, com cerca de 8.376 metros de profundidade. Esse local está entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Norte e também apresenta atividades sísmicas frequentes.


Explorar os 5 pontos mais profundos dos oceanos é uma missão que exige tecnologia de ponta e coragem para encarar ambientes que parecem de outro mundo. A cada nova descida aos abismos oceânicos, cientistas encontram espécies inéditas e acumulam dados que ajudam a compreender a vida nas condições mais extremas. Afinal, esses locais abissais guardam mistérios sobre a própria origem e resiliência da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *